Pra não perder de vista todas as nossas futuras vidas

Shai
2 min readSep 26, 2022

--

As pessoas veem essa coisa de propósito como uma estrela única a se perseguir
Algo concreto e objetivo, traçado em linha reta
Como pode isso ser verdade
Se o propósito vem de dentro
E dentro da gente tem toda uma constelação?

As vezes o céu está limpo, e eu estou num breu descampado. Aparecem inúmeras possibilidades brilhantes na minha frente e eu não me sinto pressionada a escolher uma daquelas estrelas. Eu só respiro e contemplo sua beleza, esperando que de lá eu pareça beleza também.

As vezes o céu está nublado, cheio de nuvens passando ligeiras. Nesse dia, quando brilha uma estrela, me pego a ela como minha última luz e sigo, até que as nuvens tenham passado e eu possa contemplar de novo.

As vezes não há estrelas, nem nuvens, nem céu. Só uma imensa frustração de quem tenta formatar a própria imensidão nas caixas ocidentais. Seria tão mais fácil se por aqui vivêssemos do mesmo jeito que a natureza vive. Se soubéssemos ciclar e ser paciente com a gente.

Propósito é a escolha de perseguir uma das estrelas que nos brilham por dentro. Mas se aprisionar nelas fere nossa pluralidade. As vezes essa estrela vai sumir com a mudança do tempo, outras vão surgir, hora ou outra vai ventar e ela aparecera de novo. Acho importante importante nutrir, ao mesmo tempo, toda a constelação ao nosso redor.

Pra não perder de vista todas as nossas futuras vidas.

--

--