Criar como a criança

Shai
2 min readFeb 28, 2021

--

O artista que você foi na infância ainda tem espaço na sua vida?

Analisar nosso processo criativo levanta muitas questões. Uma delas está relacionada a nossa dificuldade enquanto adultos de se arriscar para encontrar soluções. Outra, está na invalidação da experiência e vivência enquanto conhecimento.

Daí, é também o motivo pelo qual enquanto sociedade desvalidamos a experiência da criança no mundo. O que ela sente, tem a dizer, como ela interpreta a vida. A criança não planeja para criar. Ela cria. Mas num mundo que não tem espaço para ela enquanto ser humano, como podemos nos propor a abraçar sua maneira de criar enquanto adultos?

A gente não percebe que esse movimento faz parte do dia a dia, das relações, das trocas que fazemos né?

Tenho pensado sobre isso porque faz tempo que vivo num fluxo de criatividade intenso, de muito estímulo, onde por vezes me sinto desconectada dessa criação infantil, criar por criar. Fico pensando que criar sempre foi meu passatempo favorito. Hoje é meu trabalho. Daí, “síndromes do impostor”, bloqueios e outras ansiedades me atravessam na hora de criar por prazer.

Erê mi!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É preciso resgatar a leveza da infância para conseguirmos criar sem dor. E como resgatar a leveza da infância quando muitas de nossas crianças pretas não tem acesso nem direito a ela?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hoje, mais uma vez, minha irmã @cacandoestorias está nutrida de coragem pra reestabelecer seu propósito em relação a isso. É lindo esse compromisso, e é lindo como a coragem extravasa os nossos poros.
Vai lá na página dela conhecer a iniciativa e ajudar a #casadoofa ! Essa é a primeira casa de educação antirracista de Olinda, e é uma honra ver o nascimento desse sonho. Essa semana, o telhado da casa desabou e muitas coisas se perderam devido a fortes chuvas. Pois agora, a meta é fazer uma reforma completa na casa! E você pode ajudar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No perfil dela você encontra o link para comprar , na pré-venda, o livro “A Festa da Cabeça”. Apoie!

--

--